Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Documentos Institucionais

O Centro Social Nossa Senhora de Pedra Maria é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, fundada a 4 de Junho de 1998, com sede na freguesia de Varziela.

Em 21 de Outubro de 2000 foi inaugurada por S. Ex.ª Sr. D. Armindo Lopes Coelho.

A sua edificação deveu-se a uma iniciativa da Confraria de Nossa Senhora de Pedra Maria, que decidiu reabilitar o antigo “Asilo” em creche e centro de dia, propondo-se contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, coadjuvando os serviços públicos competentes e as instituições particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

Esta instituição, em primeira instância, dá resposta ás necessidades da freguesia de Varziela ou do Concelho de Felgueiras, bem como utentes encaminhados pelo Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, de acordo com o protocolo estabelecido.

Atualmente, este centro social dá resposta à Infância e 3ª Idade através das respostas sociais de Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário com o apoio de 19 colaboradores.

Missão:

A Missão da nossa instituição é prestar um serviço de referência dirigido à população das freguesias envolventes, promovendo a integridade social através da educação, do desenvolvimento contínuo e melhoria da qualidade de vida das crianças, idosos e famílias em geral. Pretendemos ser uma instituição de referência, reconhecida e certificada pela qualidade dos seus serviços, baseada no trabalho de equipa e numa gestão sustentável, orientada para a inclusão social consolidando as respostas sociais e atuando de uma forma proactiva ás necessidades emergentes da comunidade.

A Missão está suportada nos seguintes valores:

 

Valores:

Respeito - Representa a inviolabilidade da integridade física, psicológica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores individuais, das ideias próprias, das escolhas pessoais, crenças e dos espaços e objetos pessoais. É um valor primordial e ativo, de todos para todos.

Cooperação - Materializa-se em todas as atividades expressando o carácter da Organização assente na solidariedade e interajuda entre todos os intervenientes.

Integridade – Abster-se de receber de terceiros qualquer espécie de pagamentos ou favores suscetíveis de criarem, a quem os presta, expectativas de favorecimento nas suas relações com a Instituição.

Lealdade - Caracteriza-se por respeitar as hierarquias, agir com sinceridade e honestidade para com todos os intervenientes, conferindo credibilidade à Organização.

Confidencialidade - Afirma-se pela proteção de factos e informações relativas aos clientes para que sejam sigilosamente guardadas, que não sejam reveladas sem o seu consentimento esclarecido (salvo quando se trata de proteger alguém de dano - suicídio, homicídio).

Profissionalismo – Trata-se de dedicar o maior empenho e disciplina no cumprimento das tarefas que estão confiadas, em todos os momentos da sua atividade, procurando atualizar e aperfeiçoar continuamente as suas competências profissionais, como condição do sucesso pessoal e da organização.

Responsabilidade Social - É a integração de preocupações sociais no quotidiano da Organização e na interação com todas as partes interessadas contribuindo para uma sociedade mais justa.

 

Visão:

- Ser uma Instituição de referência nas áreas geográficas de intervenção pela qualificação e certificação dos serviços prestados;

- Alcançar um patamar de excelência, numa perspetiva integrativa com a comunidade e com os seus recursos institucionais, individuais e familiares, procurando a melhoria contínua da satisfação do cliente;

- Criar novas infraestruturas que permitam o alargamento das respostas às necessidades da comunidade e da Instituição.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais